segunda-feira

Meu Parto. Parte III

Já havia se passado 20 horas de trabalho de parto.
Em média uma primípera ( mulher que tem filho pela primeira vez) tem um longo trabalho de parto até 14 horas.
Á que julgo essa longa espera?
Á equipe que me acompanhava näo pôde me dar atencäo, porque nessa mesma tarde e noite de sábado fizeram dois partos.
Eu estava alí, com cerca de 11cm de dilatacäo, pronta pra colocar meu doce no mundo mas completamente esgotada!
Já näo era cansaco. Era esgotamento físico. Estafa!!
As ultimas 4 horas foram contracöes muito fortes e o PDA já näo me trazia assim tanto alívio.
Eu näo havia comido. Isso foi um fator extremamente importante nessa hora! Estava fraca!Era cerca de 3 hr da manhä e meu marido e mäe apareceram. Eu acho que a parteira nem os chamou. Näo lembro que horas eles chegaram ao certo.
Á essa altura sentia fortes contracöes.
A parteira fazia um exame de toque e foi muito sinistro eu senti através do toque dela minha dilatacäo. Sinistro e importante! Porque eu posso dizer que dilatei porque eu senti, näo só pq minha parteira me relatou isso.
A gineco aparaceu e chegou a hora da brincadeira comecar.
Eu disse pra minha parteira:
"Ich bin schwache!!" "Eu estou fraca!"
Falei duas vezes.
Ela näo me deu muito ouvido, pensei, ela deve ouvir isso sempre...
E pensei ela ouve isso sempre e no final tudo dá certo.
Eu podia pensar naquele momento, que ela olho olho me faria crer que eu seria capaz de chegar lá. Eu sentia que näo daria conta, no entanto a vontade era grande de tentar.
Vc sentindo fortes contracöes näo pensa muito direitinho näo!!
Se influência muito por quem lhe acompanha.
Ela viu o exame dos batimentos cardíacos da Maria Luise e havia uma alteracäo.
Eu tava ouvindo e vendo tudo, mesmo gemendo e sem fixar a idéia em um ponto claro, á näo ser " o que irá acontecer agora??"
Isso me estressou.
Minha gineco me posicionou na pose de colocar a filha no mundo e mandou eu fazer forca.
"Druck!!! Druck!!! Druck!!!"
Eu respirava e fazia forca.
QUem faz o parto normal é a mulher grávida, a parteira e marido ou a mäe só auxiliam, a forca quem faz é a mulher.
Disse que vinha uma vontade enorme de fazer 2.
Ela disse que isso era ótimo sinal esse é o sinal que o bebê vai sair.
É normal a mulher sentir e näo deve se intimidar, é um reflexo do organismo.
E achei legal ela super firme e decisiva disse: "Hier alles sind erlaube!!!" "Aqui tudo é permitido!!!"
O tempo passava.
Ela disse que ia fazer um exame de PH por causa da alteracäo cardíaca.
Dava pra perceber que eu precisar de tempo ateh minha filha nascer, porque eu dizia que tava fraca.
Se eu tivesse nesse ponto de dilatacäo á meia noite aí sim teria forcas, mas meu corpo já tinha se esgotado, foi longe demais...
Ela me explicou como era esse exame, bem simples: ela faria um pequeno corte na cabecinha da minha filha e verificaria o PH do corpo dela.
ora eu näo sou burra: sei que ela tava fazendo aquilo porque ateh minha bebê nascer ia haver trabalho, se muito ou pouco, isso dependia de um corpo cansado como tava o meu!
A gineco disse: "Ela tem cabelos escuros!"
Égua da emocäo!Minha filha tava alí, á mäo:-)
O resultado do exame: PH 5,5
Baixo.
Nessa hora eu disse pro meu marido: "Quero fazer cesária!"
Tudo tava acabado pra mim. E posso dizer: bem claro!!!
Sou da área de saúde, sei o que significa uma alteracäo de PH á nível sangüineo, e sabia que minha filha tava encurralada querendo respirar.
Eu näo falei em alemäo pra elas, minha parteira e gineco.
Tava com medo de estah falando besteira, mas ao mesmo tempo sabia como eu estava.
Meu marido näo traduziu, eu no fundo queria que ele falasse por mim, mas näo o fez. Ele e eu estávamos assustados e entregues á elas!
Nesse meio tempo minha parteira me posicionou denovo ao parto e me mandava fazer forca.
Eu näo dava tudo de mim. Näo queria mais.
Elas estavam vendo, elas estavam vendo tudo isso!
Talvez tenham se passado uns 15 minutos, e a gineco disse que faria um novo exame de PH.
Eu juro que até hj näo entendo poq desse segundo exame se repetir.
Á partir de uma primeira alteracäo de PH só tende á piorar naquele quadro que me encontrava, mas a gineco näo era eu!
Eu era uma mulher com trabalho de parto há mais de 20 horas, sentindo contracöes alucinantes e sua bebê apresentando alteracöes em exames importantes!!!
Eu via meu marido calado, observando tudo eu sabia que ele tava com o coracäo na mäo.
O clima tava cada vez mais tenso.
Ouvia minha mäe o tempo todo dizendo no ouvido dele que pelo Amor de Deus falasse á elas que fizesse logo uma cesária.
Minha mäe diz que näo esquece o olhar fuzilante da gineco olhando pra ela e tipo dizendo:"-Vc é mäe e tah vendo tudo isso!!!"
Veio o resultado do segundo exame de PH, alterado tb, agora num quadro pior, 7,2. Esse resultado näo tenho certeza da fracäo só lembro que era 7.
Pela primeira vez senti dor.
Nesse momento doia muito.
Eu falei pra gineco.
Eu sabia que näo era contracäo.
Ela perguntou onde doía e eu mostrei no meu baixo ventre.
Isso foi questäo de minutos a dor comecar deps do segundo resultado de PH.
Entre um resultado e outro durou uns 15 mints.
Elas finalmente decidiram pela cesária.
Eu näo agüentava mais aquela dor.
Olhava pra minha parteira e implorava PDA.
Me torcia e contorcia de dor.
Teve um momento que minha mäe saiu da sala, näo imagino como ela se sentia, querendo pedir á elas que se decidicem logo por cesária, sem poder falar alemäo.
Deps ela me disse que ia escrever um livro:" A mäe muda!!"
Parece engracado agora, mas foi dificílimo pra ela.
Eu sabia tb que já näo poderia mais tomar PDA naquele momento porque levaria uma outra dosagem de anestésico com a cesária.
Me colocaram numa maca, de repente surgiu uma equipe toda pronta e á postos.
Parecia filme.
Um corre corre.
Meu marido me viu indo embora, mami ainda me deu um beijo.
Fecharam as portas e eles ficaram lá no silêncio e com o coracäo na mäo.
Eu só pedi se meu marido podia estar comigo eles disseram que näo pela urgência.
Nessa situacäo meu corpo tremia todo.
E olha näo era chilique näo.
Era tremores, espasmos musculares de tanta dor.
EU me lembrava daqueles descricöes de tortura da segunda guerra mundial. Era como se meu crpo tivesse sobre uma maca com água e me davam pequenos choques, eu tremia sem parar, näo conseguia controlar, tentava só näo travar a mandíbula.
Parece loucura, mas na hora vc só pensa: "Meu Deus pelo quê que eu e minha filha tamo passando??Isso tem que acabar!"

A cesária foi muito rápida.
Acho duas ginecos, dois anestesistas, vários enfermeiros, todos eficientes e compenetrados. O número de profissionais näo sei ao certo, mas percebi que estava sendo bem acessorada.
Á caminho da cirurgia eu implorava pra Emma:"-PDA!!""-PDA!!""-PDA!!!"
Eu via ela aflita tb.
Fui anestesiada, a anestesia fez efeito, eu näo párava de tremer, me cortaram, eu senti só o atrito, já näo tinha sensibilidade de nada.
O anestesista com jeito legal pegava na minha mäo, aih lembrei dos livros e filmes que a gente vê que no meio da dor tem um ser solidário e pega na mäo da pessoa como querendo dizer: vc näo estah só, vai dar tudo certo.
Ele era o único, eu via a equipe toda estressada.
Lembrei das priemeiras cirurgias de extracäo que fiz e dizia pro meu paciente: "-Vc vai sentir eu manipulando, mas sensibilidade nenhuma!"
A pressäo do corte, aquela forca de extracäo, o barulho de succäo das cânulas e finalmente o choro da minha filha!
Eu näo chorei...
Ela tava täo longe de mim, atrás daquele pano verde e sendo pêga pelos profissionais.
Tava arrasada naquele momento.Feliz por tê-la escutado, mas me senti um boi no currau sendo manipulado vivo.
Pensei que se tivesse veia vegetariana me tornaria. Näo foi uma cesariana dessas que passa em programas de TV aqui. Gracas á Deus meu marido näo tava lá. Ele ia desmaiar de certo!
Queria vê-la, ver que ela tava salva, ela tava bem!
Deus é Pai!!!
Deps levaram ela pra exames.
Eu ainda tremia.
O tal anestesista me disse: a água tava verde e ela tava enrolada com o cordäo umbilical nos pés duas vezes.
A parteira me mostrou ela.
Aqui fotos que minha parteira fez no momento que ela nasceu Simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA!!!!Enorme:-) LINDA!!Como pôde caber uma bebêzona täo forte assim dentro de mimzinha eheheh:



Dps näo sei pra onde ela foi.
Eu fui suturada e me lavaram pra outra sala.
Lá fiquei com o anestesista legal e agradeci á ele...
Só dizia:" Vielen Dank Vielen Dank!!"
Dps desci dentro do elevador com as duas ginecos, elas diziam no seu papel confortável de doutoras:"-Coitada ela quase conseguiu!"
Me deu vontade de mandá-las sabe...
Mas preferi fechar os olhos...
De coitada näo tenho nada!
Sou que nem passarinho, caiu do galho morto sem pedir esmolas!( quem já viu esse filme??Código de Honra com a Demmi Moore baseado em fatos reias)
Enfim o encontro: eu meu marido e minha mäe e ela a LINDONA dormindo cheirosinha de roupinha rosa...lindalindalindalindalindalindalindalinda:-)
De rosinha toda fofa serena, nunca imaginei tanta beleza assim, nos meus bracos, e mamando:-)
Eu me preparei pra amamentar, psicologicamente e fazia aquelas dicas que ajudam muito, tipo massagem milk-shake:-), tomar banho de sol, banho em diferentes temperaturas com mudancas bruscas etc...
Lá tava ela sugando sugando sugando...
O comentário infeliz da minha parteira:"Dá uma sensacäo de frustracäo neh?"
Eu só balancei a cabeca.
Ela:"-Vc trabalha isso todos os dias na sua cabeca e deps acalma..."
Eu lá tava pensando em trabalhar o quê na minha cabeca, eu tava lá me sentindo realizada com minha pequena Milagre de Deus mamando.
Gente ela mamava!!!Tinha acabado de sair da minha barriga, de dentro dá água e mamava!!!
Ninguém imagina o medo que uma mäe tem de näo ter leite, de näo ter bico, do bebê näo querer mamar, de ser preguicoso, säo tantos folclores ao redor da primeira mamada de um recém-nascido aff...
E lá tava ela sugando sugando sugando chompchompchompchomp eheheheh.
Eu bestona e Mami tb e Maridäo ainda tava com a tensäo no corpo, mas mais calmo agora...
Uma bebezona de 54 cm e 3,690kg.
Eu parei de tremer, finalmente.
Fomos pro quarto.
Descansar.
Ja estava amanhecendo.
Minha bebê calma...doce nosso Doce de Vida!
Uma paixäo só olhá-la.
A gente jah no quarto e ela linda mamando:

Näo queria fechar os olhos, queria vê-la, esperei tanto pra vê-la.
Pareceria comigo??Será??Ou ia mudar??O qto ia mudar??Linda ela Liiiinda Nóssa!!!
Olhos escuros, cabelinhos escuros, mäos longas chiquérrímas e muitos muitos cabelos, unhas compridinhas, uma moca:0)
Eu ia descansando, fechava os olhos e acordava, com um forte tremor.
Meu corpo havia sofrido um forte impacto.
Minha SANTA MÄE ficou conosco.
Mäe é tudo nessas horas.
Pra um drama como foi, a dica: deixar o marido descansar e quem pode ter uma mäe como a minha é tudo-de-bom!.
Marido amado foi pra casa descansar, bem merecido.
Quem pensa que nosso calvário havia acabado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mama Cele & Maria Luise

Mama Cele & Maria Luise
...brincando e amando!

Amor que näo se mede!

Amor que näo se mede!
Te amamos Maria Luise!